Lia Osório Machado

Graduada e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Geografia pela Universitat de Barcelona. Professora no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundadora e coordenadora do Grupo RETIS. Entre outros, organizou o livro “Fronteira Amazônia: questões atuais sobre a gestão do território” e participou na elaboração das “Bases de uma política integrada de desenvolvimento regional para a faixa de fronteira” (2005). Pesquisa temáticas da geografia política e econômica, como limites e fronteiras da América do Sul, drogas ilícitas e sistema financeiro internacional.

Publicações recentes:
Machado, Lia Osorio; RIBEIRO, L. P. ; MONTEIRO, L. C.Geopolítica fragmentada: interações transfronteiriças entre o Acre (BR), Peru e a Bolívia. Cuadernos de Geografìa, v. 23, p. 15-30, 2014.
Machado, Lia Osorio. Tráfico de drogas ilícitas e território: o caso do Brasil. Segurança, Justiça e Cidadania: Pesquisas Aplicadas em Segurança Pública, v. 8, p. 123-139, 2014.
Machado, Lia Osorio. A Estratégia Nacional de Defesa, a geografia do tráfico de drogas ilícitas e a Bacia Amazônica Sul-americana. In: Escola de Comando e Estado Maior do Exército; Secretaria Assuntos Estratégicos Pres.Republica. (Org.). Seminário de Defesa e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. Rio de Janeiro: Sá Ribeiro Multimidia, 2011, v. 1, p. 99-106.
Machado, Lia Osorio. Espaços Transversos: tráfico de drogas ilícitas e a geopolítica da segurança. In: Fundação Alexandre de Gusmão/Ministério das Relações Exteriores. (Org.). Geopolítica das Drogas. Textos Acadêmicos. Brasilia: Fundação Alexandre de Gusmão, 2011, v. 1, p. 97-117.
Machado, Lia Osorio. Cidades na Fronteira Internacional: conceitos e tipologia. In: Angel Nuñes; Maria Padoin; Tito Carlos M.de Oliveira. (Org.). Dilemas e Diálogos Platinos: Fronteiras. Dourados, Mato Grosso do Sul: Editora da Universidade Federal de Grande Dourados, 2010, v. 1, p. 59-72.